Parece simples. Você cria um perfil, coloca uma foto legal de capa e começa a disparar atualizações com opiniões ou promovendo o que a sua empresa tem a oferecer. “Qualquer um faz isso, não tem mistério!”
Realmente, isso qualquer um faz. Mas se você não quer ser “qualquer um” e leva a sério os objetivos estabelecidos em seu negócio, é melhor dar um pouco – ou muita! – atenção às redes sociais. Especialmente Facebook e Twitter.
Embora o perfil da empresa, a área de atuação e os objetivos sejam alguns fatores fundamentais para determinar uma estratégia de uso destas ferramentas, existem alguns mandamentos que podem fazer você melhorar sua presença nas redes. Alguns deles:
Para você, perfil. Para sua marca, fanpage.
Um erro bastante comum é usar perfis no Facebook para promover marcas e sair adicionando todo mundo para criar uma lista numerosa de amigos. Não faça isso! Como diria minha avó, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Perfis são para uso pessoal. Marcas e empresas devem se fazer presentes através das fanpages, que além de não limitarem os seguidores a 5 mil (como os perfis) possuem recursos como abas para aplicativos, promoções e estatísticas que permitem saber, por exemplo, quais conteúdos publicados atraíram maior interesse. Seja profissional e valorize sua marca.
Poste. Mas com moderação.
De nada adianta você criar uma fanpage ou uma conta no Twitter, colocar uma baita imagem de capa e publicar só de vez em nunca. Isso vai fazer com que sua marca não crie conexões sociais, ou seja, não atraia interesse de seguidores e tampouco gere curtidas, compartilhamentos ou retweets que tornem seu conteúdo popular. Embora não exista uma regra com um número específico de postagens diárias, é importante que sua empresa se faça presente. Veja os melhores dias e horários para publicar e faça isso com moderação. Não vá sair postando descontroladamente.
Eu quero “ibagens”.
É um clichezão, mas se uma imagem vale mais do que mil palavras, então use-as. Faça o teste com você mesmo enquanto estiver navegando no Facebook. Provavelmente os conteúdos que mais chamam a sua atenção são aqueles que estão acompanhados de uma foto ou vídeo. Mesmo que às vezes o mais importante seja o texto, se uma boa imagem acompanhar a postagem, o conteúdo se tornará mais atraente.
Seja legal.
Você deve conhecer alguém que não é muito popular simplesmente porque não se dedica a conversar com as pessoas. Lembre-se: a moral das redes sociais é interagir. Então aproveite as oportunidades que o Facebook e o Twitter dão e interaja com seus seguidores. Responda suas dúvidas, agradeça aos elogios e considere as críticas. Compartilhe e curta conteúdos interessantes de outros perfis. Ou seja, faça com que sua marca seja legal.
Viu? Não é tão complicado assim melhorar sua participação nas redes sociais. Botando em prática essas quatro dicas certamente você já notará um crescimento de popularidade e, principalmente, maior engajamento dos seus seguidores.
Agora, se você pretende que as redes sociais tornem-se uma aliada ainda mais poderosa para fazer com que sua marca cresça, seja reconhecida e divulgada, procure ajuda profissional.
A Chasque Assessoria de Comunicação pode te ajudar nisso (claro que iríamos vender o nosso peixe no final, né?!).
Como vai você (ou sua empresa) nas redes sociais?
Posted by
Vinicius Peraça
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Nenhum comentário